Creative Commons License
"O Mundo Mágico de Horseman" by HorseMan®.

Veja no MUNDO MÁGICO DE HORSEMAN (Headlines) :

Hoje é...

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O abençoado Sr. Carrier

Este senhor da foto acima deveria, na minha modesta opinião, receber uma estátua em sua homenagem em cada praça de cada cidade deste planeta. Willis Carrier (1876-1950) foi um engenheiro e inventor estadunidense que criou uma das coisas mais fantásticas do mundo moderno : o ar condicionado. Antes do Sr. Carrier ter esta brilhante idéia, as pessoas sofriam com o calor, tentando de tudo para se refrescar : ventiladores, gelo e muitas outras técnicas inúteis que nunca deram certo.

Um dia, em 1902, o senhor Carrier, engenheiro formado pela universidade de Cornell, decidiu que já era hora de parar de ficar suando e bolou um jeito de condicionar e controlar a temperatura do ambiente. Partindo do princípio de que para isso seria preciso retirar a umidade do ar resfriando-o, o senhor Carrier montou uma máquina que fazia circular o ar por dutos resfriados artificialmente. Acredita-se que, a primeira tentativa humana que mais se assemelha ao método inventado por Carrier tenha sido feita por Leonardo Da Vinci. Leonardo teria desistido por que não conseguiu encontrar nenhuma substância capaz de resfriar o ar.

A invenção de Carrier foi projetada originalmente para resolver o problema da indústria gráfica Nova Iorquina Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co. que tinha seu trabalho prejudicado durante os meses de calor por que, neste período, o papel absorvia a umidade do ar e se dilatava, fazendo com que as cores impressas não se alinhassem nem se fixassem direito, o que acabava produzindo imagens borradas e obscuras.

Logicamente que, além de viabilizar o trabalho na fábrica, o condicionamento do ar também propiciava um ambiente de trabalho bem mais aprazível para todos. O resultado só poderia ser o sucesso total. Daí para frente, o senhor Carrier começou a estender sua invenção para todos os lugares, começando pelos prédios públicos e mais tarde as residências. A invenção do senhor Carrier trouxe mais conforto para as pessoas e mudou a cara do mundo moderno. Assim como a Sackett-Wilhelms de Nova Iorque, muitas outras empresas tinham seu trabalho prejudicado nas épocas de calor intenso e muitos trabalhadores sofriam com esta condição, fechados em seus escritórios e transpirando por todos os poros.

Willis Carrier, ao lado da sua criação, o primeiro aparelho de ar condicionado.

A história da evolução do uso do ar condicionado também é bem interessante. A primeira instalação de um condicionador de ar residencial, por exemplo, aconteceu na mansão de Charles G. Gates em 1914, em Minneapolis. O Dr. Carrier, em pessoa, desenhou o aparelho que media 6m de profundidade, 1.8m de largura e 2.1m de altura, maior e menos potente que os atuais.

Outra importante aplicação se deu em 1914, quando Carrier instalou o condicionador de ar hospitalar. O sistema introduzia umidade extra no berçário de partos prematuros da Maternidade de Pittsburgh's Allegheny General Hospital. Imaginem como era lá antes disso.

Em 1924, o condicionador de ar passou a ser utilizado para resfriar os ambientes de grandes estabelecimentos comerciais e lojas de departamentos de Detroit, Boston e Nova Iorque, além dos prédios de escritórios. O Edifício Milan, em San Antonio, Texas, construído em 1928, foi o 1º edifício comercial multipiso projetado desde o início para incorporar um sistema de ar condicionado.

Carrier também equipou a câmara dos deputados dos EUA com condicionadores de ar em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930, tornando mais agradável o trabalho durante o verão quente e úmido de Washington.

O condicionador de ar também ajudou muito a indústria cinematográfica, pois nos meses de verão, a freqüência dos cinemas caía drasticamente e vários deles permaneciam fechados nesse período. Por isso mesmo, os estados do sul dos Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem os novos sistemas que, por volta dos anos 30, já equipavam a maioria dos teatros e cinemas do país.

Ainda nos anos 30, o ar condicionado começou a ser utilizado em veículos de passageiros. Os vagões ferroviários da ferrovia americana B&O foram os primeiros veículos deste tipo a serem equipados com o sistema.

No momento, enquanto escrevo para vocês confortavelmente instalado em minha sala e isolado do calor sufocante que faz na rua pelo meu incrível ar condicionado, eu reverencio a memória do senhor Carrier e agradeço-o singelamente pela sua espetacular invenção.
(*)Fonte : Wikipédia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails